Família Brontë
A Família Brontë foi uma família que se dedicou à literatura inglesa no século XIX, cuja reputação, que se estende a todos os seus membros, deve-se principalmente ao grupo formado pelas três irmãs poetas e romancistas, Charlotte Brontë (nascida em 21 de abril de 1816), Emily (30 de Julho de 1818) e Anne (nascida 17 de Janeiro de 1820). Elas publicaram poemas e romances, a princípio com pseudônimos masculinos. Seus romances logo atraíram a atenção, porém nem sempre foram recebidos com bons olhos, por conta de sua originalidade e paixão que, naquela época, eram chocantes para a sociedade. Somente Jane Eyre, de Charlotte Brontë, teve êxito imediato, enquanto que Wuthering Heights (O Morro dos Ventos Uivantes) de Emily, Agnes Gray (A preceptora) e The Tenant of Wildfell Hall (A Moradora de Wildfell Hall) de Anne, só mais tarde é que foram admitidas como grandes obras da literatura.
Ninguém da família poderia adivinhar os dons que eles manifestariam sendo ainda tão precoces. Muito próximos em idade, as três irmãs e o irmão Branwell, desenvolvem sua imaginação para escrever o conjunto de histórias cada vez mais e mais complexas, estando em convívio com um pai bastante severo. O confronto com a morte, primeiro de sua mãe, e depois a de suas irmãs mais velhas, os marcam profundamente e influenciam suas obras.
O trágico destino de suas vidas pessoais, bem como sua precocidade, contribuíram grandemente para suas reputações e, por extensão, aos familiares próximos. Depois da morte dos Brontë, o presbitério de Haworth, foi transformado em museu que foi tornou um lugar de peregrinação, que acolhe milhares de visitantes durando o ano.
-- Membros da Família
Esses eram os membros da família:
1. Os pais e uma tia materna: Patrick Brontë, o pai; Maria Brontë, a mãe; e Elizabeth Branwell, a tia.
2. As irmãs mais velhas, que morreram sendo ainda muito jovens: Maria Brontë, a primeira mais velha; Elizabeth Brontë, a segunda mais velha.
3. A fraternidade literária formada pelas três irmãs e o irmão: Charlotte Brontë, Emily Jane Brontë, Patrick Branwell Brontë e Anne Brontë.
A linhagem de Patrick Brontë morreu com seus filhos, mas seu irmão teve notáveis descendentes, incluindo James Brontë Gatenby, que pesquisou e publicou artigos sobre o Complexo de Golgi, e o diretor médico da ONU, Peter Brontë Gatenby [1].
Referências:
[1]Laying the clinical cornerstone
Nenhum comentário:
Postar um comentário